Respostas capítulo 1


Geografia 3º anos - 2013
Prof. Ivanildo

Respostas Capítulo 1


Página 10 - Capítulo 01 – Etnia e Modernidade: Exercícios e Atividades:

Página 11 – Discuta.

Questão 01 – Na história em quadrinhos aparecem diferentes aspectos que muitas vezes são causas de preconceito. Identifique-os.

Resposta = São os vários aspectos raciais / étnicos e culturais.

Questão 02 – Esses quadrinhos fazem parte de uma publicação difundida em escolas dos países que integram a União Europeia no final da década de 1990. Qual o provável objetivo dessa iniciativa?

Resposta = Essa publicação é uma tentativa de prevenção contra o preconceito presente nos diversos países que formam a União Europeia. É bom destacar a questão do preconceito aos imigrantes na Europa. Faça uma pesquisa nas notícias atuais sobre esse tema (assunto). Levante, junto com os colegas, os motivos que levam as pessoas a viver na Europa, sua origem e as dificuldades enfrentadas por eles.

Questão 03 – Relacione o discurso de Martin Luther King com o contexto dos quadrinhos.

Resposta = O discurso de Martin Luther King foi feito no contexto de luta pela integração da população afrodescendente norte-americana. É um discurso de esperança por uma convivência entre brancos e negros, apoiada na tolerância A breve história relatada nos quadrinhos transporta o discurso de Luther King para o contexto da sociedade europeia, em cujas situações O personagem vislumbra em sonho uma transformação positivada convivência entre grupos étnicos de origem diversa.

Questão 04 – Na sua opinião, existe preconceito no Brasil? Você já viveu ou presenciou uma situação de preconceito? Converse com um colega sobre esse assunto.

Resposta = A partir de suas vivências e conhecimentos ou uma entrevista com alguém, você pode expressar sua opinião, argumentando sobre o assunto. O objetivo é que você possa identificar diferentes situações de preconceito, ainda presente em nossa sociedade, embora muitas vezes mascarado, sob a forma, por exemplo, de brincadeiras e piadas. É interessante a sua reflexão crítica sobre o assunto, identificando as origens do preconceito, suas manifestações e a necessidade de opor-se a elas.

Página 12 Espaço & Humor

Questão 01 – Interprete os quadrinhos. Para isso, considere a história do Brasil, o contato entre portugueses e indígenas e suas consequências nos dias de hoje.

Resposta = O início da história do Brasil foi marcado pela opressão dos portugueses sobre os Indígenas e, depois, sobre os africanos e seus descendentes. Julgando-se superiores, os conquistadores destas terras dizimaram e oprimiram as nações indígenas, confiscaram-lhes as terras e impuseram-lhes sua cultura e valores, Os quadrinhos indicam que a aculturação e a assimilação dos indígenas à cultura ocidental tornou-os socialmente excluídos e incapacitados de prover a sua subsistência.

Página 13 Leitura Complementar

Questão 01 – Por que, para definir cultura, são considerados tanto os aspectos materiais quanto os não materiais de um povo? Cite exemplos de ambos.

Resposta = Porque a cultura é formada pelas realizações materiais (habitação, vestimentas, utensílios e técnicas) e também pelas não materiais (crenças, modo de vida, tradições e histórias de um povo).  

Questão 02 – Dê alguns exemplos que justifiquem a diferença entre cultura e civilização:

Resposta = Quando se fala em civilização ocidental ou oriental, a referência é ao conjunto das sociedades que compõem, as quais além do espaço geográfico que habitam, possuem raízes comuns ou derivaram umas das outras. Dentro de cada uma delas, no entanto há diversas referências étnicas, linguísticas, religiosas, que nos permitem classificá-las em cultura judaico-cristã, cultura árabe, cultura chinesa, cultura francesa etc.

Página 15 Leitura Complementar

Questão 01 – Quais características da modernidade podem ser identificadas no texto?

Resposta = Publicidade, consumo em massa, sofisticação dos meios de comunicação, técnicas de persuasão.

 Questão 02 – Em quais sentidos os meios de comunicação contribuem para a reprodução da modernidade globalmente?

Resposta = Eles promovem a difusão de hábitos alimentares (produtos industrializados, como Coca-Cola, hambúrguer etc.), modos de vestir (tênis, jeans, bonés etc.), tipos de música (rock, techno, rap etc.)

Questão 03 – Você concorda com a tese do autor, que afirma haver uma manipulação das mentes pelos meios de comunicação? Por quê?

Resposta = Os mecanismos desenvolvidos pelos meios de comunicação objetivam estimular o consumismo; no entanto, é preciso ressaltar a possibilidade de estruturar uma educação familiar e escolar voltada para questionar as mensagens das mídias levando as pessoas à reflexão e à consciência.

Questão 04 – De que maneira você e seus colegas percebem essa reprodução da modernidade em seu dia a dia? Vocês se consideram influenciados pelos meios de comunicação? Expliquem.

Resposta = As respostas das questões 2 e 3 analisadas de forma crítica, podem auxiliar nessa discussão, fundamental para ser abordada com os colegas e jovens de sua faixa etária.

Página 20 Espaço & Humor

Questão 01 – Comente a crítica expressa no cartum. Utilize acontecimentos históricos na sua argumentação.

Resposta = A escravidão de africanos e seus descendentes por mais de três séculos trouxe consequências para a sociedade brasileira. No que diz respeito ao trabalho, ainda hoje, os afrodescendentes exercem funções de pouco prestígio (como empregados domésticos, garis, faxineiros), recebem salários menores que os brancos e ficam mais sujeitos ao desemprego por conta do preconceito.

Página 22 Leitura Complementar

Questão 01 – Do ponto de vista científico, quais as duas acepções básicas para o termo raça?

Resposta = As acepções básicas para o termo são sociológicas e biológicas. A primeira designa um grupo um grupo humano ao qual se atribui determinada origem e cujos membros possuem características mentais e físicas comuns. A segunda designa um grupo de indivíduos que têm uma parte importante de seus genes em comum, e que podem ser diferenciados dos membros de outros grupos a partir desses genes.

Questão 02 – De acordo com o texto, “aceitar uma classificação racial ou os princípios de uma tipologia racial não significa por si só aceitar ou adotar conceitos racistas”. Como se explica, então, o racismo?

Resposta = O racismo se explica quando, além de classificar os indivíduos, é aplicada a ideia de superioridade de um grupo em relação a outro, com base no primitivo e ou civilizado ou em outros preconceitos.

Páginas 23 e 24 Contraponto: texto 01 e texto 02.

Questão 01 - Qual a principal argumentação que o primeiro artigo usa contra o projeto que propõe a universalização do sistema de cotas nas universidades federais?

Resposta = Defende que a ideia de que o sistema fere o princípio constitucional de igualdade entre os cidadãos, estimula a cisão racial – já que reforça equivocadamente a identidade baseada na raça – e que, portanto, esse sistema oficializa o racismo.

Questão 02 – Comente a contra-argumentação apresentada no segundo artigo.

Resposta = O texto faz uma avaliação da iniciativa pioneira na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e demostra que as cotas não criaram choque racial, beneficiaram mais de 10 mil jovens e que em alguns anos o aproveitamento dos cotistas foi semelhante ou superior ao dos não cotistas.

Questão 03 – Qual é a sua opinião a respeito dessa questão?

Resposta = O debate sobre o tema com os colegas é importante. Para isso, a divisão da sala em dois grupos, um favorável e outro contra o sistema de cotas nas universidades federais brasileiras e outras ações afirmativas. É importante que durante o debate e a discussão os colegas devem apresentarem argumentos e exemplos conhecidos pelos colegas justificando as suas opiniões.

Questão 04 – Você conhece algum jovem que fez ou faz uso do sistema de cotas? Se conhecer, converse com ele sobre o assunto. Compartilhe o que descobriu com os colegas.

Resposta = O debate sobre o tema com os colegas é importante. Bom seria levar um ou mais jovens que fazem uso do sistema de cotas para conversar com os colegas em sala, comentando sobre suas experiências se enfrentaram algum tipo de dificuldade ou preconceito etc.

Página 25 Questões de Compreensão e análise

Questão 01 - Defina etnocentrismo. Comente as consequências dessa visão de mundo.

Resposta = A visão etnocêntrica avalia o mundo e os diferentes grupos étnicos que o compõem a partir de valores e padrões de comportamento aceitos pelo seu próprio grupo. Nesse sentido, serviu, e serve, para legitimar a pressão de comunidades étnicas distintas, conquistar povos e territórios por grupos que se consideram superiores.

Questão 02 - Quais circunstâncias históricas levaram à expansão da civilização ocidental?

Resposta = A partir do século XV, os europeus dominaram povos em todo o mundo, integrando-os aso capitalismo comercial. Desde então, impuseram a cultura europeia aos povos conquistados ao longo dos séculos (da América, África, Ásia e Oceania). A revolução industrial difundiu da Europa para mundo novas relações de trabalho e produção, ampliando enormemente o comércio internacional. Os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade da Revolução Francesa foram divulgados em várias partes do mundo, sendo responsáveis pelos processos de independência pela a derrubada de monarquias em diversos países. Na atual fase de globalização, os avanços tecnológicos permitem a difusão imediata não só da informação como das mercadorias dos serviços que são lançados.

Questão 03 - A tabela a seguir apresenta a evolução da população ameríndia no Brasil, entre 1500 e 2000. Observe os dados e explique as alterações em cada um dos períodos.

Tabela: Brasil – evolução da população ameríndia (1500 a 2000).

Fonte: IBGE. Características Gerais da População. Censo 2000.

Resposta = Quando da chegada dos portugueses, em 1500, os ameríndios eram os únicos habitantes das terras que formariam o território brasileiro. O decréscimo dessa população deveu-se aos massacres imprimidos pelos colonizadores e pelas doenças contraídas no contato com eles, para as quais os nativos não tinham defesas naturais. A elevação populacional ameríndia verificada entre 1990 e 2000 deveu-se à causa indígena e à demarcação de suas terras.

Questão 04 - Identifique os principais problemas enfrentados atualmente pela população indígena no Brasil.

Resposta = Conflitos com fazendeiros, garimpeiros e empresas de mineração e extração de madeira. A não demarcação de territórios tem favorecido tais conflitos. Na atualidade verificar notícias em diferentes mídias.

Questão 05 - Leia o texto Comunidades quilombolas a seguir e resolva as questões.

a) Por que se afirma que as comunidades de quilombo se constituíram a partir de uma grande diversidade de processos?

Resposta = Porque foram formadas a partir de fugas de escravos que ocuparam terras livres, pelo recebimento de heranças e doações, recebimento de terras, tanto no período em que vigorou a escravidão como após a abolição.

b) É comum associar a ideia de quilombo ao isolamento e à fuga. Isso é correto? Explique.

Resposta = Não, pois, na verdade, era uma forma de resistência e de busca por autonomia, com o desejo de se atingir a condição de camponês livre.

c) Qual o critério para se definir a condição de quilombola?

Resposta = É o da auto identificação.

d) Existem comunidades quilombolas em seu estado? E em seu município? Você tem informações sobre essas comunidades? Se não, como seria possível obtê-las?

Resposta = É importante essa temática com os colegas valorizando a importância dessas comunidades para a cultura do povo brasileiro. Caso haja comunidades quilombolas na proximidade do DF, onde vivemos, você pode ter a possibilidade de fazer uma visita a este local.

Questão 06 - Com base na tabela a seguir, apresente a soma do total de comunidades quilombolas no Brasil e, depois, elabore um gráfico de disco, indicando as porcentagens de cada região brasileira.

Tabela: Brasil - comunidades quilombolas (2006)

Fonte: Almanaque Brasil Socioambiental. São Paulo: ISA, 2008. P. 235.





Resposta = Em 2006, eram 2847 comunidades quilombolas no Brasil. Exemplos de Gráficos

7 O que são ações afirmativas?

Resposta = Ações afirmativas são medidas emergenciais, tomadas pelo Estado, com o objetivo de criar condições para que determinados grupos sociais / étnicos possam ter igualdade de oportunidades e, nesse sentido, as desigualdades historicamente acumuladas sejam eliminadas ou amenizadas.

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