Geografia 3º anos - 2013
Prof. Ivanildo
Respostas Capítulo 1
Página 10 -
Capítulo 01 – Etnia e Modernidade: Exercícios e Atividades:
Página 11 –
Discuta.
Questão 01 – Na
história em quadrinhos aparecem diferentes aspectos que muitas vezes são causas
de preconceito. Identifique-os.
Resposta = São os
vários aspectos raciais / étnicos e culturais.
Questão 02 –
Esses quadrinhos fazem parte de uma publicação difundida em escolas dos países
que integram a União Europeia no final da década de 1990. Qual o provável
objetivo dessa iniciativa?
Resposta = Essa
publicação é uma tentativa de prevenção contra o preconceito presente nos
diversos países que formam a União Europeia. É bom destacar a questão do
preconceito aos imigrantes na Europa. Faça uma pesquisa nas notícias atuais
sobre esse tema (assunto). Levante, junto com os colegas, os motivos que levam
as pessoas a viver na Europa, sua origem e as dificuldades enfrentadas por
eles.
Questão 03 –
Relacione o discurso de Martin Luther King com o contexto dos quadrinhos.
Resposta = O
discurso de Martin Luther King foi feito no contexto de luta pela integração da
população afrodescendente norte-americana. É um discurso de esperança por uma
convivência entre brancos e negros, apoiada na tolerância A breve história
relatada nos quadrinhos transporta o discurso de Luther King para o contexto da
sociedade europeia, em cujas situações O personagem vislumbra em sonho uma
transformação positivada convivência entre grupos étnicos de origem diversa.
Questão 04 – Na sua
opinião, existe preconceito no Brasil? Você já viveu ou presenciou uma situação
de preconceito? Converse com um colega sobre esse assunto.
Resposta = A
partir de suas vivências e conhecimentos ou uma entrevista com alguém, você
pode expressar sua opinião, argumentando sobre o assunto. O objetivo é que você
possa identificar diferentes situações de preconceito, ainda presente em nossa
sociedade, embora muitas vezes mascarado, sob a forma, por exemplo, de
brincadeiras e piadas. É interessante a sua reflexão crítica sobre o assunto,
identificando as origens do preconceito, suas manifestações e a necessidade de
opor-se a elas.
Página 12 Espaço
& Humor
Questão 01 –
Interprete os quadrinhos. Para isso, considere a história do Brasil, o contato
entre portugueses e indígenas e suas consequências nos dias de hoje.
Resposta = O início
da história do Brasil foi marcado pela opressão dos portugueses sobre os Indígenas
e, depois, sobre os africanos e seus descendentes. Julgando-se superiores, os
conquistadores destas terras dizimaram e oprimiram as nações indígenas,
confiscaram-lhes as terras e impuseram-lhes sua cultura e valores, Os quadrinhos
indicam que a aculturação e a assimilação dos indígenas à cultura ocidental tornou-os
socialmente excluídos e incapacitados de prover a sua subsistência.
Página 13 Leitura
Complementar
Questão 01 – Por
que, para definir cultura, são considerados tanto os aspectos materiais quanto
os não materiais de um povo? Cite exemplos de ambos.
Resposta = Porque
a cultura é formada pelas realizações materiais (habitação, vestimentas,
utensílios e técnicas) e também pelas não materiais (crenças, modo de vida,
tradições e histórias de um povo).
Questão 02 – Dê
alguns exemplos que justifiquem a diferença entre cultura e civilização:
Resposta = Quando
se fala em civilização ocidental ou oriental, a referência é ao conjunto das
sociedades que compõem, as quais além do espaço geográfico que habitam, possuem
raízes comuns ou derivaram umas das outras. Dentro de cada uma delas, no
entanto há diversas referências étnicas, linguísticas, religiosas, que nos
permitem classificá-las em cultura judaico-cristã, cultura árabe, cultura
chinesa, cultura francesa etc.
Página 15 Leitura
Complementar
Questão 01 – Quais características da modernidade podem
ser identificadas no texto?
Resposta = Publicidade,
consumo em massa, sofisticação dos meios de comunicação, técnicas de persuasão.
Questão 02 – Em quais sentidos os meios de comunicação contribuem para a reprodução da
modernidade globalmente?
Resposta = Eles
promovem a difusão de hábitos alimentares (produtos industrializados, como
Coca-Cola, hambúrguer etc.), modos de vestir (tênis, jeans, bonés etc.), tipos de
música (rock, techno, rap etc.)
Questão 03 – Você concorda com a tese do
autor, que afirma haver uma manipulação das mentes pelos meios de comunicação?
Por quê?
Resposta = Os
mecanismos desenvolvidos pelos meios de comunicação objetivam estimular o consumismo;
no entanto, é preciso ressaltar a possibilidade de estruturar uma educação
familiar e escolar voltada para questionar as mensagens das mídias levando as
pessoas à reflexão e à consciência.
Questão 04 – De que maneira você e seus
colegas percebem essa reprodução da modernidade em seu dia a dia? Vocês
se consideram influenciados pelos meios de comunicação? Expliquem.
Resposta = As
respostas das questões 2 e 3 analisadas de forma crítica, podem auxiliar nessa
discussão, fundamental para ser abordada com os colegas e jovens de sua faixa
etária.
Página 20 Espaço
& Humor
Questão 01 –
Comente a crítica expressa no cartum. Utilize acontecimentos históricos na sua
argumentação.
Resposta = A
escravidão de africanos e seus descendentes por mais de três séculos trouxe
consequências para a sociedade brasileira. No que diz respeito ao trabalho,
ainda hoje, os afrodescendentes exercem funções de pouco prestígio (como
empregados domésticos, garis, faxineiros), recebem salários menores que os
brancos e ficam mais sujeitos ao desemprego por conta do preconceito.
Página 22 Leitura
Complementar
Questão 01 – Do ponto de vista científico, quais as duas
acepções básicas para o termo raça?
Resposta = As
acepções básicas para o termo são sociológicas e biológicas. A primeira designa um grupo um grupo
humano ao qual se atribui determinada origem e cujos membros possuem
características mentais e físicas comuns. A segunda designa um grupo de indivíduos que têm uma parte importante
de seus genes em comum, e que podem ser diferenciados dos membros de outros
grupos a partir desses genes.
Questão 02 – De acordo com o texto, “aceitar uma
classificação racial ou os princípios de uma tipologia racial não significa por
si só aceitar ou adotar conceitos racistas”. Como se explica, então, o racismo?
Resposta = O
racismo se explica quando, além de classificar os indivíduos, é aplicada a
ideia de superioridade de um grupo em relação a outro, com base no primitivo e
ou civilizado ou em outros preconceitos.
Páginas 23 e 24
Contraponto: texto 01 e texto 02.
Questão 01 - Qual a
principal argumentação que o primeiro artigo usa contra o projeto que propõe a
universalização do sistema de cotas nas universidades federais?
Resposta = Defende
que a ideia de que o sistema fere o princípio constitucional de igualdade entre
os cidadãos, estimula a cisão racial – já que reforça equivocadamente a
identidade baseada na raça – e que, portanto, esse sistema oficializa o
racismo.
Questão 02 – Comente
a contra-argumentação apresentada no segundo artigo.
Resposta = O
texto faz uma avaliação da iniciativa pioneira na Universidade Estadual do Rio
de Janeiro e demostra que as cotas não criaram choque racial, beneficiaram mais
de 10 mil jovens e que em alguns anos o aproveitamento dos cotistas foi
semelhante ou superior ao dos não cotistas.
Questão 03 – Qual é
a sua opinião a respeito dessa questão?
Resposta = O
debate sobre o tema com os colegas é importante. Para isso, a divisão da sala
em dois grupos, um favorável e outro contra o sistema de cotas nas
universidades federais brasileiras e outras ações afirmativas. É importante que
durante o debate e a discussão os colegas devem apresentarem argumentos e
exemplos conhecidos pelos colegas justificando as suas opiniões.
Questão 04 – Você
conhece algum jovem que fez ou faz uso do sistema de cotas? Se conhecer,
converse com ele sobre o assunto. Compartilhe o que descobriu com os colegas.
Resposta = O
debate sobre o tema com os colegas é importante. Bom seria levar um ou mais
jovens que fazem uso do sistema de cotas para conversar com os colegas em sala,
comentando sobre suas experiências se enfrentaram algum tipo de dificuldade ou
preconceito etc.
Página 25 Questões
de Compreensão e análise
Questão 01 - Defina
etnocentrismo. Comente as consequências dessa visão de mundo.
Resposta = A
visão etnocêntrica avalia o mundo e os diferentes grupos étnicos que o compõem
a partir de valores e padrões de comportamento aceitos pelo seu próprio grupo. Nesse
sentido, serviu, e serve, para legitimar a pressão de comunidades étnicas distintas,
conquistar povos e territórios por grupos que se consideram superiores.
Questão 02 - Quais
circunstâncias históricas levaram à expansão da civilização ocidental?
Resposta = A partir
do século XV, os europeus dominaram povos em todo o mundo, integrando-os aso
capitalismo comercial. Desde então, impuseram a cultura europeia aos povos
conquistados ao longo dos séculos (da América, África, Ásia e Oceania). A
revolução industrial difundiu da Europa para mundo novas relações de trabalho e
produção, ampliando enormemente o comércio internacional. Os ideais de
liberdade, igualdade e fraternidade da Revolução Francesa foram divulgados em
várias partes do mundo, sendo responsáveis pelos processos de independência
pela a derrubada de monarquias em diversos países. Na atual fase de
globalização, os avanços tecnológicos permitem a difusão imediata não só da
informação como das mercadorias dos serviços que são lançados.
Questão 03 - A
tabela a seguir apresenta a evolução da população ameríndia no Brasil, entre
1500 e 2000. Observe os dados e explique as alterações em cada um dos períodos.
Tabela: Brasil –
evolução da população ameríndia (1500 a 2000).
Fonte: IBGE.
Características Gerais da População. Censo 2000.
Resposta = Quando
da chegada dos portugueses, em 1500, os ameríndios eram os únicos habitantes
das terras que formariam o território brasileiro. O decréscimo dessa população
deveu-se aos massacres imprimidos pelos colonizadores e pelas doenças
contraídas no contato com eles, para as quais os nativos não tinham defesas
naturais. A elevação populacional ameríndia verificada entre 1990 e 2000
deveu-se à causa indígena e à demarcação de suas terras.
Questão 04 -
Identifique os principais problemas enfrentados atualmente pela população indígena
no Brasil.
Resposta = Conflitos
com fazendeiros, garimpeiros e empresas de mineração e extração de madeira. A
não demarcação de territórios tem favorecido tais conflitos. Na atualidade
verificar notícias em diferentes mídias.
Questão 05 - Leia o
texto Comunidades quilombolas a
seguir e resolva as questões.
a) Por que se afirma que as comunidades de quilombo se
constituíram a partir de uma grande diversidade de processos?
Resposta = Porque
foram formadas a partir de fugas de escravos que ocuparam terras livres, pelo
recebimento de heranças e doações, recebimento de terras, tanto no período em
que vigorou a escravidão como após a abolição.
b) É comum associar a ideia de quilombo ao
isolamento e à fuga. Isso é correto? Explique.
Resposta = Não,
pois, na verdade, era uma forma de resistência e de busca por autonomia, com o
desejo de se atingir a condição de camponês livre.
c) Qual o critério
para se definir a condição de quilombola?
Resposta = É o
da auto identificação.
d) Existem
comunidades quilombolas em seu estado? E em seu município? Você tem informações
sobre essas comunidades? Se não, como seria possível obtê-las?
Resposta = É
importante essa temática com os colegas valorizando a importância dessas
comunidades para a cultura do povo brasileiro. Caso haja comunidades
quilombolas na proximidade do DF, onde vivemos, você pode ter a possibilidade
de fazer uma visita a este local.
Questão 06 - Com
base na tabela a seguir, apresente a soma do total de comunidades quilombolas
no Brasil e, depois, elabore um gráfico de disco, indicando as porcentagens de
cada região brasileira.
Tabela: Brasil - comunidades quilombolas (2006)
Fonte: Almanaque
Brasil Socioambiental. São Paulo: ISA, 2008. P. 235.
Resposta = Em
2006, eram 2847 comunidades quilombolas no Brasil. Exemplos de Gráficos
7 O que são ações afirmativas?
Resposta = Ações
afirmativas são medidas emergenciais, tomadas pelo Estado, com o objetivo de
criar condições para que determinados grupos sociais / étnicos possam ter
igualdade de oportunidades e, nesse sentido, as desigualdades historicamente
acumuladas sejam eliminadas ou amenizadas.
Muito Bom Mesmo, Parabens!
ResponderExcluirPô professor, muito legal a sua iniciativa, agora possa ver se minhas respostas estão corretas, se der, coloque aqui o capítulo 4 desse mesmo livro. Obrigado.
ResponderExcluirgostei muito !
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito bom adorei
ResponderExcluirExcelente me ajudou bastante
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