Respostas capítulo 2

Geografia 3º anos - 2013
Prof. Ivanildo

Página 27 - Capítulo 2 : Conflitos étnico-nacionalistas e separatismo

Discuta (p. 28)

Questão 01 - Que acontecimento ocorrido em 1989 inaugurou, de acordo com o texto, uma nova era de instabilidade?

R - A queda do muro de Berlim, que simbolizou o final da Guerra Fria.

Questão 02 - Qual a provável razão do aumento do número de países integrantes da Organização das Nações Unidas?

R - Com o final da Guerra Fria surgiram novos países, formados pelo desmembramento da ex-URSS, pelo fim da ex-Iuguslávia, pela divisão da ex-Tchecoslováquia etc.

Questão 03 - Explique a expressão “guerra assimétrica”.

R - A guerra assimétrica ocorre quando as forças combatentes entre dois Estados são muito desiguais. O termo normalmente é empregado para caracterizar o combate ao terrorismo ou aos movimentos guerrilheiros pelas forças armadas de determinado Estado.

Contexto Literário (Página 32) Questão 01 – “Busco a razão disso tudo. Por que? Quem é o responsável?” De que forma você explicaria para Zlata os motivos da guerra na Bósnia?

R – A Bósnia é etnicamente heterogênea, sendo formada por bósnios, croatas e sérvios. O conflito da Bósnia tem suas raízes na declaração de independência pela maioria bósnia de origem mulçumana. Esse fato seguido de uma reação imediata dos croatas e sérvios que lá viviam, dá início a uma guerra civil marcada pela extrema violência.

Espaço e humor (Página 33) Questão 01 - Descreva a charge

R - Mostra o julgamento de Slobodan Milosevic pelos crimes de guerra cometidos ( o que se apreende pelas ossadas ao fundo). Ao lado dele, está uma cadeira vazia, que supostamente deveria estar ocupada por um representante da Otan.

Questão 02 - Comente a ironia presente nela.

R - O autor da charge ironiza o fato de a Otan não estar no banco dos réus. A intervenção das tropas da Otan na guerra de Kosovo não ter sido decidida no âmbito do Conselho de Segurança da ONU constituiu um ato de desrespeito às normas internacionais, estando por isso sujeita a sanções.

Espaço e humor (p.40) Questão 01 - Descreva a charge, explicando-a.

R - A charge mostra um militante armado procurando pela região de Darfur. A placa indica que ela está localizada sob milhares de mortos. O artista faz uma crítica aos conflitos e suas consequências na região.

Mapa – População curda (início dos anos 2000) -  (p. 48)

Questão 01 - A partir da observação do mapa, responda: quais peculiaridades geográficas dificultam a constituição de um país curdo?

R- A terra ocupada pela população curda está distribuída entre os seis países que abrigam a região do Curdistão.

Leitura e discussão (p. 52)

Questão 01 - Por que o autor afirma que o movimento sionista era um projeto eminentemente secular?

R - Porque defendia uma solução para o povo judeu “neste mundo”, portanto de caráter não religioso.

Questão 02 - Tendo por base o texto (Os nacionalismo judeu e palestino), explique como a Palestina se transformou numa região de conflito.

R – A escolha da Palestina para construção de um território onde viveriam os judeus teve início no final do século XIX. Tal ideia provinha da convicção histórica dos judeus de que a Palestina era sua morada original, a terra prometida. A migração judaica par o território palestino foi estimulada e contou, após a Primeira Guerra Mundial, com apoio britânico, que tinha interesses imperialistas na região. O controle cada vez maior da população minoritária judaica sobre o território e os esforços diplomáticos para criação de um “lar nacional judeu” provocaram a resistência dos árabes da Palestina. Com a criação do Estado de Israel, o conflito ganhou proporções de guerra.

Página 53 Questões de compreensão e análise

Questão 01 Explique as principais razões dos conflitos étnico-nacionalistas.

R = Os conflitos étnico-nationalistas estão relacionados, de modo geral à formação de, Estados que abriam diversas, nações, As principais razões desses conflitos são a não aceitação das diferenças étnicas e culturais, a existência de privilégios impostos pela supremacia de um grupo sobre outro, interesses econômicos de determinados grupos sociais e o desejo de nações de constituírem seus próprios Estados ,

Questão 02 Identifique dois conflitos históricos em países da União Europeia e aponte as razões para cada um deles.

R = O conflito entre protestantes e católicos na. Irlanda do Norte, onde a maioria protestante aceita permanecer sob o domínio do Reino Unido e a minoria católica deseja a independência; a luta dos bascos, povo que habita a regi ao localizada entre o norte da Espanha e o sul da França, pela independência total da Espanha e constituição de um Estado próprio.

Questão 03 Explique as razões que acarretaram a dissolução da Iugoslávia.

R = A Iugoslavia abrigava populações de diversas nacionalidades Após a Segunda Guerra Mundial, Josif Broz (Tito) conseguiu manter, sob o regime comunista e autônomo (livre da ingerência soviética), relativa estabilidade nas relações entre essas diversas repúblicas e nacionalidades A morte de Tito, em 1980, e o agravamento do quadro de crise no Leste europeu, influenciado pela desagregação da União Soviética, favoreceram o ressurgimento de sentimentos nacionalistas nos Bálcãs e as lutas pela independência.

Questão 04 Identifique o principal motivo dos conflitos étnico-nacionalistas na África.

R = Os conflitos étnicos a África são resultantes, principalmente, da formação de fronteiras artificiais no continente africano durante o neocolonialismo europeu no século XIX, que separou as tribos com afinidades culturais e reuniram aquelas rivais dentro de um mesmo território. Essas fronteiras foram mantidas após a descolonização e geraram disputas de poder entre as etnias rivais no interior dos novos Estados independentes.

Questão 05 Leia O texto e resolva as questões

Texto Corrida armamentista

Fonte: CARNEIRO, Raimundo Sérgio. Diário do Nordeste. Disponível em: <http://www.formadoresdeopiniao.co m/?tag=corrida -armamentista>. Acesso em: 12 nov. 2009.

Questão 05 a) Aponte uma diferença básica entre a população que habita a Caxemira e a maioria da população da Índia e as razões dos conflitos nessa região.

R = A diferença é religiosa. Na índia, a maioria da população é hinduísta, enquanto na região Caxemira predominam os muçulmanos. Apesar de 75% do território da Caxemira ser dominado pela índia, a guerrilha muçulmana separatista quer anexá-la ao Paquistão, que controla a outra parte da região onde a maioria é muçulmana.

Questão 05 b) Com base no texto, comente os motivos de a região da Caxemira ser motivo de tens ao internacional. Aponte as potências mundiais financiadoras dessa tensão.

R = b) Os conflitos na Caxemira são motivo de tensão internacional porque podem provocar uma guerra entre o Paquistão e a índia, países que possuem arsenais nucleares. O arsenal do primeiro foi financiado pelos Estados Unidos, e o do segundo, pela extinta URSS.

Questão 06 Compare o mapa da partilha da Palestina em 1947 (página42) com o da partilhada Bósnia em 1995 (página 31). Aponte os problemas que podem, vir a ocorrer nesse "último país; em função dos limites apontados pelo mapa.

R = Existem alguns enclaves de população croata dentro da República Sérvia da Bósnia, e outros, de sérvios dentro da Federação da Bósnia. A partilha da Palestina ocorrida em 1947 criou enclaves similares, tornando territórios palestinos isolados e descontínuos.

Questão 07 Identifique os dois momentos representados nos mapas A e B que determinaram a situação das fronteiras do Estado israelense e explique as transformações. Dê título para cada um dos mapas.

Mapa A e Mapa B

Fonte: Lacoste, Yves. Géopolitique: la 1ongue histoire d'aujourd'hui. Espanha. Larousse, 2008. p. 293.

R = Mapa A: Israel em 1948, de acordo com a partilha da ONU.

R = Mapa B: Israel após a Guerra dos Seis Dias, em 1967. Israel ocupa a península do Sinai e a faixa de Gaza (do Egito), a; Cisjordânia, incluindo a cidade de Jerusalém Oriental (da Jordânia), e as Colinas de Golã (da Síria).

Questão 08 Apesar de os curdos constituírem a maior nação do mundo sem Estado, as dificuldades para a formação de um país curdo são imensas. Apresente pelo menos um motivo que justifique essa afirmativa.

R - Os curdos são um povo de 23 milhões de indivíduos, que habitam uma região chamada Curdistão, divididos entre seis países (Iraque, Armênia, Azerbaijão, Turquia, Síria e Irã). Só essa informação já dá uma ideia da complexidade da questão, pois a formação de um país curdo dependeria de acordos com seis diferentes governos, que deveriam aceitar a perda de partes dos territórios que hoje controlam.

Questão 09 - Identifique as regiões assinaladas com as letras A e B e aponte três características comuns.

Mapa China – grandes regiões geográficas (2007).

R - As regiões A e B são respectivamente o Xinjiang e o Tibet. As duas tornaram-se independentes da China no início do século XX, mas foram reincorporadas ao território chinês após a revolução socialista de 1949. Ambas estão em conflito com o governo de Pequim: o Tibet pela autonomia e o Xinjiang pela independência total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário