Prof. Ivanildo
Página
55 Capítulo 3: Os dois lados do terrorismo
Discuta:
Questão 01 - Qual acontecimento motivou a elaboração desse ensaio?
R –
Os atentados terroristas nos Estados Unidos ocorridos em 11 de setembro de
2001.
Questão
02 - Quando o autor anuncia, no início do texto, que não acredita que nesse
acontecimento “os norte-americanos colheram o que semearam”, ele está isentando
os Estados Unidos de responsabilidade na interferência no mundo islâmico?
Explique.
R – Não. Ele isenta as vítimas dos atentados e a população civil.
Elas não podem ser penalizadas pelas decisões e interferências dos Estados
Unidos no mundo islâmico. Os governos e as grandes corporações
norte-americanas, cujos interesses são muitas vezes defendidos por meio de
ações militares, criminosas e, inclusive, de apoio a organizações terroristas
são, segundo o autor, os verdadeiros culpados pelo evento de 11 de setembro.
Questão 03 – Quais são os outros responsáveis pela condição precária da
população muçulmana? Exemplifique algumas de suas ações.
R - As classes
dominantes locais, que acumulam riqueza diante da miséria da população
perpetuando-se no pode por meio de regimes ditatoriais. Perseguem o feminismo,
as minorias e são insensíveis à adoção de políticas de justiça social no mundo
islâmico.
Questão 04 – O que você sabe sobre o terrorismo e suas ações no mundo
atual? Faça um resumo do que conhece sobre o assunto.
R – É importante que você reveja as suas anotações iniciais sobre o
assunto, verificando os conhecimentos adquiridos.
Página 60 – Contexto literário Questão 01 – Em sua opinião, o que o
autor quis expressar com a frase “mais abaixo de Madri, está o mundo gritando”?
Em que sentido isso se relaciona com o mundo globalizado?
R – Apesar de o atentado terrorista ter ocorrido em Madri, a comunidade
internacional viu com profundo pesar o sofrimento do povo madrilenho e
espanhol, pelo próprio fato de um acontecimento como esse ter uma repercussão
mundial e ser visto por milhões ( ou até mesmo bilhões) de pessoas em todo
planeta que, muitas vezes, se envolvem emocionalmente com ele se sensibilizam
muito mais do que com situações também chocantes que acontecem no próprio país
ou localidades em que vivem.
Página 65 – Leitura Complementar
Questão 01 – De acordo com o texto, de que forma a doutrina da guerra
preventiva foi justificada pelos Estados Unidos?
R – Em relação à guerra ao terror, às intervenções militares dos
EUA no Oriente Médio e à política externa norte-americana, com o governo de
Barack Obama, é preciso acompanhar os acontecimentos e discuti-los com os colegas
em sala. Os terroristas podem atacara qualquer momento, em qualquer lugar e utilizar
qualquer técnica. Sendo impossível defender fisicamente tudo, o tempo todo,
contra todas as técnicas de agressão, é preciso redefinir o que é defensivo.
Isso implica na prevenção, na autodefesa, na iniciativa da ação e, em certos
casos, na ofensiva para antecipar-se a um provável ataque.
Questão 02 – Por que essa doutrina viola os direitos internacionais?
R – Pelo direito internacional, a guerra qualquer que seja, só pode
ser lançada em resposta a um ataque inimigo e não a uma ameaça.
Página 68 – Leitura & Discussão
Questão 01 – Ao mencionar as circunstâncias em que o brasileiro jean
Charles foi morto, o autor do texto menciona por duas vezes palavra “preventivamente”.
Qual a relação direta entre a ação da polícia londrina com a estratégia global
de combate ao terrorismo, criada após o ataque de 11 de setembro de 2001?
R – Relaciona-se diretamente à guerra preventiva de combate ao
terrorismo. Traçada pelos Estados Unidos em 2002, e seguida pelo governo
britânico, seus princípios tem relação direta com a morte do eletricista Jean
Charles na estação do metrô de Stockwell. A ideia básica está no pressuposto de
que a única forma eficaz de combater o terror é atacar antes de ser atacado,
para prevenir qualquer ameaça ao Estado ou à sociedade.
Questão 02 – De acordo com os seus conhecimentos, que relação pode
haver entre o incidente que levou à morte do eletricista Jean Charles e a
guerra dos Estados Unidos contra o Iraque?
R – O governo dos Estados Unidos alegou que o Iraque constituía uma
ameaça a sua segurança, que desenvolvia armas de destruição em massa e estava
ligado à rede Al Qaeda. Em 2003, mesmo sem nunca ter provado corretamente essas
alegações, invadiu e destruiu o país, causando a morte de milhares de
iraquianos. Ao fim de seu governo, Bush declarou que o maior erro do seu
governo foi ter acreditado no relatório da inteligência, que afirmava a
existência de armas de destruição em massa.
Página 69 Questões de compreensão e análise
Questão 01 – Compare o terrorismo de Estado ao terrorismo praticado por
grupos políticos ou facções religiosas.
R - O terrorismo de Estado desrespeita as organizações e as
convenções internacionais, abrindo brechas para os atos de exceção, com uso da
violência em seu nível mais extremado, que compromete já a frágil estabilidade
de alguns Estados-nação, pois atinge cidadãos ou organizações da sociedade
civil. O terrorismo praticado por grupos políticos ou facções religiosas busca
atingir alvos específicos e instituições de determinado Estado ou então a
população civil; nesse caso, procura extrair efeitos dramáticos - o mais
importante é provocar medo e não propriamente ocasionar grandes danos.
Questão 02 – Caracterize o fundamentalismo islâmico e as razões da sua
recente expansão.
R - Movimento voltado à criação de sociedades regidas pelo Corão,
preservando seus valores culturais, opostos aos modelos políticos e
filosóficos ocidentais, entre eles a separação entre Estado e religião, a
democracia e o individualismo Sua recente expansão está relacionada
genericamente ao fato de as populações muçulmanas, excluídas em sua maioria dos
benefícios da modernidade, terem se apegado cada vez mais às próprias raízes
religiosas e culturais, abrindo caminho para o fundamentalismo.
Questão 03 – Defina a Operação Condor.
R = Foi um acordo de cooperação inicialmente entre os serviços de
inteligência do Chile, do Brasil, da Argentina, do Uruguai e da Bolívia, e
posteriormente do Peru e do Equador, para uma ação conjunta contra adversários
dos regimes ditatoriais em vigor na América Latina nas décadas de 1970 e 1980.
Questão 04 Explique por que a formação dos bantustões na África do Sul
causou repúdio da comunidade internacional. Aponte as consequências
internacionais dessa política.
R - Os bantustões eram territórios destinados aos negros durante o
regime de discriminação racial do apartheid, na África do Sul e
representavam o grau mais extremo do segregacionismo a que uma sociedade pode
chegar por via política.1ntemacionalmente,essa política resultou na exclusão da
África do Sul do quadro da ONU e na adoção de sanções econômicas ao país, com o
objetivo de pressionar o governo para extinguir o apartheid
Questão 05 – Quem eram os Khmers Vermelhos?
Indique alguns aspectos do Camboja durante o período governo por Polpot.
R - Os Khmers Vermelhos, liderados por PolPot, governaram o
Camboja sob um regime de terror e foram responsáveis por um dos maiores
massacres já empreendidos pelo Estado. OS Khmers Vermelhos apregoavam
que os habitantes das cidades estavam necessariamente contaminados pela
ideologia burguesa e deviam ser enviados ao campo para se reeducar Os
Intelectuais foram presos, e muitos executados. A perseguição atingiu aqueles
que tinham leitura e bons conhecimentos, eram condenados à morte caso
dominassem a língua inglesa.
Questã0 06 – Explique por que a Lei Patriótica, implantada nos Estados
Unidos após os atentados de 11 de setembro, feriu os princípios democráticos.
R - Porque restringe vários direitos civis e reduz as garantias
contra o abuso de poder das autoridades. Ela garantiu às autoridades poder para
prender suspeitos e deixa-los incomunicáveis, censurar correspondência,
grampear telefones, invadir residências sem mandado judicial etc.
Questão 07 – Observe as fotos a seguir. O que elas mostram? Qual passou
a ser a reação dos EUA após a mudança verificada nas paisagens retratadas pelas
imagens?
R - As fotos apresentam duas paisagens de Nova York, sendo uma com
as torres gêmeas e a outra sem elas. Após
o 11 de setembro de 200l, data em que ocorreram os atentados que destruíram as
torres gêmeas, o governo norte-americano adotou a doutrina da guerra preventiva
Com essa política, os Estados Unidos, uma superpotência militar, se outorgaram
o direito de intervir militarmente em qualquer lugar do mundo que considerem
uma ameaça à sua segurança.
Questão08 - você concorda com a ideia de guerra preventiva? Justifique
sua resposta.
É importante os alunos
perceberem a insensatez nesse modo de proceder e que esse tipo de guerra não é
um argumento para promover a defesa do Estado-nação, sobretudo no caso dos EUA,
que dispõem de aparato militar-tecnológico gigantesco e extremamente moderno. É
preciso salientar, ainda que esse tipo de atitude gera uma espiral de violência
sem fim e que existem acordos internacionais que condenam esse procedimento.
Questão 09 – Leia o trecho do discurso de posse do presidente
norte-americano Barack Obama, em janeiro de 2009:
Texto Estados Unidos: novos ares?
Questão a) Por esse trecho do discurso, é possível perceber que há
diferenças entre a visão de Obama e a de seu antecessor, Bush? Justifique.
R - a) É possível perceber que Obama tem uma vis ao mais
conciliadora, de cooperação e entendimento -buscando o dialogo. Isso se percebe
pelo fato de sinalizar a retirada das tropas norte-americanas do Iraque e a
necessidade de contribuir para que o Afeganistão consiga a paz.
Questão b) Por que ele enfatiza a “nossa herança multirracial”?
R - b) Para mostrar que as diferenças étnico-culturais e religiosas
não são algo negativo, mas extremamente positivo.
Questão c) Pelo que se constata na atualidade, houve, concretamente, o
cumprimento do que Obama se dispunha a fazer na ocasião de sua posse? Explique.
R - É importante você acompanhar a política externa dos EUA, a fim
de avaliar as mudanças e permanências, em relação aos princípios da Doutrina
Bush.
Questão 10 – Escolha dois adultos do seu círculo de convivência e
proponha a eles a seguintes pergunta: “o mundo ficou mais seguro e pacífico com
o governo do presidente norte-americano Barack Obama? Explique”. Anote as
respostas numa folha. Depois, em grupos de cinco ou seis integrantes, escolham,
por grupo, duas respostas que acharem melhores.
R - Ao final é importante
que cada grupo leia as frases escolhidas para toda a classe. Oriente a discussão,
de modo que sejam escolhidas as respostas mais bem embasadas e completas.
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